terça-feira, 11 de setembro de 2012

ATIVIDADE 3.4 - REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM

-->

A escola é o segundo ambiente social da criança. O educador é peça-chave. Ele transmitirá os valores, as motivações, as estratégias. Mas nenhuma tecnologia ou método revolucionário poderá, no entanto, fazer efeito sem a mediação pedagógica. Nesta renovação, o educador assume a característica de mediador, um eterno colaborador no processo de aprendizagem. Os currículos devem ser mais flexíveis para dar sentido ao saber, ligado mais à ação.  Mediante a essas provocações, os estudos dos eixos-1, 2 e 3 do Curso Pitec, proporcionou-me reflexões a respeito da prática pedagógica e o envolvimento dos recursos tecnológicos na sala, principalmente da minha postura e da minha experiência mediante aos meios de multimídia.
            Entendo que, para que consigamos ter resultados positivos diariamente, precisamos de capacitação frequentemente, principalmente quando se trata de constantes inovações tecnológicas. Dai o resultado fica em nossas mãos, educadores, mudança de prática já! Integrar em nossas aulas currículo por projetos, aulas com todos os recursos de multimídia possíveis. Enfim, planejar uma aula significativa que envolva os alunos constantemente (alunos protagonistas) e tenha bons resultados.


-->

2 comentários:

  1. Concordo com vc Lucimar,sem dúvida que o protagonismo é o divisor de águas da educação pautada pelo currículo integrado as mídias digitais. Precisamos mediar o conhecimento, estar sempre por perto de nossos alunos, mas sempre tomando o cuidado de torná-los independentes,autônomos,protagonistas de suas aprendizagens.
    Parabéns pela sua participação no curso. Agora está faltando pouco. Espero q vc ñ pare de postar no blog, pois, ele é seu portfólio.

    ResponderExcluir
  2. Fórum “Papel das tecnologias integradas ao currículo”


    Concordo com você LUCIMAR. E na modesta opinião o uso da tecnologia enrique o ambiente de aprendizagem onde os alunos interagem com os abjetos e constrói seus conhecimentos que tanto os professores e os estudantes, podem analisar as questões de múltiplos pontos de vista. Há uma lista interminável de vantagens em se ter uma tecnologia eficaz dentro da sala de aula. Os resultados das provas e a atividade cerebral dos alunos podem definitivamente melhorar se a tecnologia for usada de forma adequada no processo de aprendizagem. A tecnologia permite que mentes jovens tenham, ao mesmo tempo, pensamento crítico, conhecimento aprofundado e entretenimento.

    Dessa forma, foi-se o tempo em que professores e alunos costumavam ser dependentes apenas de quadros-negros e apagadores para suas aulas. Agora, é a tecnologia, que se tornou uma ferramenta crucial para o processo de ensino-aprendizagem. Beijos.....

    ResponderExcluir