quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Atividade 2.2 – Currículo e suas características

Segundo “Hounston”currículo são todas as atividades através das quais o aluno aprende. No entanto a escola deve oferecer diversas possibilidades ao aluno para que ele construa seus conhecimentos de forma significativa. E o computador é uma ferramenta pedagógica que possibilita o enriquecimento das aulas, tornando-as mais eficazes e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem. Pois o professor é um mediador entre o aluno e o conhecimento. Ele deve estar sempre auxiliando o aluno no seu processo de construção através de uma aprendizagem colaborativa, onde o conhecimento não termina em si mesmo. O uso do computador pode auxiliar o processo ensino-aprendizagem e contribuir para a melhoria da qualificação para o mercado de trabalho; como também, possibilita a facilidade e eficiência no manuseio de diversas atividades pessoais cotidianas indispensaveis,como por exemplo: operar terminais bancários, transitar pelo sistema de transportes, usar telefone; enfim, saber sobreviver diante da exigências do mundo moderno. Mediante a essas exigências torna necessário que a escola construa um Currículo onde os recursos tecnológicos sejam utilizados no cotidiano da prática pedagógica e no processo ensino aprendizagem, que realmente tenha sentido. Pois o desafio é dar nova vida ao currículo da escola, onde a aprendizagem contextualizada permita que o aluno estabeleça relações com o seu dia-a-dia, de modo a compreender sua realidade, para dela participar como protagonista da história. Ao realizar mais uma atividade do Pitec foi possível compreender melhor o papel do currículo no contexto escolar. Ficou claro que devemos inova-lo constantemente, inserindo nele a tecnologia, para que o ensino se torne interessante e significativo para a construção de uma educação que ande junto com os avanços tecnológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário