quarta-feira, 11 de julho de 2012

Atividade 1.6 – Reflexão sobre a aprendizagem

Reflexão sobre a aprendizagem
O projeto pedagogico, “é um design, um esboço de algo que deseja atingir. Está sempre comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo. Como diz Almeida (2001). No qual se considera o aluno sujeito da aprendizagem – ativo e autônomo para criar, para construir e representar. Dessa forma o aluno desenvolve competências para buscar e selecionar informações, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confrontos de ideias, solucionar problemas, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares. Assim, cabe ao professor compreender o desenvolvimento do aluno, considerando os aspectos sócio-historicos e emociais para que a mediação seja feita de forma significativa.
Para que o professor consiga essa parceria tão significativa, para um trabalho de resultados qualitativos, é necessário que negocie com os alunos, façam-nos sentirem parte do processo; articular informações com conhecimentos que já possui para compreender melhor as questões propostas, tentar resolvê-las ou chegar a novas questões.
Segundo Almeida (1999), a aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, conexões estas que se estabelecem a partir dos conhecimentos cotidianos dos alunos, cujas expectativas, desejos e interesses são mobilizados na construção de conhecimentos científicos.
Mas, para transformar o sistema educacional em um espaço de “projeto pedagógico significativo” é preciso que essa harmonia ultrapasse os limites da sala de aula e envolva todos da comunidade escolar e a comunidade na qual a escola encontra-se inserida.

Um comentário:

  1. Lucimar,
    muito boa sua participação no eixo I! Espero contar com a qualidade de sua forma de pensar e agir na profissão/professora no nos próximos eixos. Parabéns! E atenção no próximo eixo q já stá no seu email e tb no blog: http://ticsbjamt.blogspot.com

    ResponderExcluir